Matilde Fernandes (VSF) na Ilha do Maio

Matilde Fernandes (VSF) na Ilha do Maio

Durante o mês de agosto, tive a oportunidade de representar os VSF na missão da Ilha do Maio, Cabo Verde. Esta missão realizada no âmbito da conservação de tartarugas marinhas, marcou o início da nova colaboração dos VSF e da Fundação Maio Biodiversidade.
No Maio, integrei as equipas de monitorização e salvamento de tartarugas de diferentes localidades. Desde resgate de tartarugas, controlo de predadores, salvamento de ninhos e libertação de crias, é de realçar o trabalho e a dedicação destas equipas.

A par deste trabalho, organizámos duas ações de sensibilização com as crianças locais. As ações tiveram como tema “Vamos cuidar deles? O meu cão, meu guarda, meu amigo!”. Nestas ações, foram abordadas várias questões desde controlo de populações, vacinação, desparasitação e alimentação, entre outras.

 

Foi sem dúvida uma experiência com um impacto inexplicável, tanto a nível pessoal como profissional. O que aprendi e cresci na Ilha do Maio, só o podia ali. Trago comigo todos os bons dias dos estranhos que passam a não ser estranhos, os abraços das crianças e os enormes sorrisos por levá-las a dar um mergulho ou ensiná-las uma palavra em inglês.
De salientar, que o projeto de conservação de tartarugas marinhas tem a orientação do Laboratório de Bacteriologia Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa, em parceria com a Fundação Maio Biodiversidade.

vsf

Leave a Reply